domingo, 8 de agosto de 2010

Imagem Empresarial e Relações Públicas

A maior parte das empresas desconhece ou simplesmente prefere ignorar a importância de um detalhe que pode significar sua permanência no mercado ou não: sua imagem.
Quem nunca ouviu aquele slogan, de um conhecido refrigerante: "imagem não é nada, sede é tudo"!? Ele é bacana, interessante, mas serve apenas para vender refrigerante. Para as empresas esse lema não pode e nem deve ser imitado, já que para elas, imagem é tudo!
Uma empresa que não cuida de sua imagem, isto é, não se preocupa com a forma como se apresenta e é percebida pelos clientes estará (se já não está) caminhando para desastrosos resultados. Perdas de fatias de mercado para a concorrência, declínio nas vendas, redução no número de clientes e, consequentemente, diminuição dos lucros são apenas alguns dos problemas que uma empresa pode ter, por não cuidar de sua imagem.
 Para que isso não ocorra é necessário que os empresários (e todos os colaboradores) fiquem atentos às reações negativas do cliente ou fornecedor perante suas atitudes. Lançamentos ou ofertas de produtos ruins, aliança com empresas de índole duvidosa, atendimento falho, funcionários desinformados, ou até mesmo boatos podem prejudicar a imagem de uma empresa de forma irreversível.
 Em alguns casos a empresa consegue cuidar desses problemas antes que sua imagem fique realmente prejudicada. Mas, em alguns casos, os danos são tão graves, que é necessária a contratação de ajuda profissional, medida que nem sempre sai barata aos cofres da empresa, já em más condições.
É neste momento que, normalmente, lembra-se da necessidade da presença do profissional de Relações Públicas na empresa. Quase sempre chamado para apagar o incêndio, o RP somente é solicitado, quando há algum arranhão ou dano à imagem empresarial. Porém a empresa que já mantém esse profissional constantemente monitorando, avaliando e planejando suas ações perante seus públicos, possui mais chances de corrigir erros que podem danificar sua imagem, de forma mais rápida e eficaz.
O melhor a fazer nestes casos é garantir que a empresa tenha sempre uma boa imagem perante seus públicos. Neste caso um outro slogan, de um antigo comercial, pode e deve ser copiado: "É melhor previnir do que remediar"!

Um comentário:

  1. Fantástico o seu texto, vivenciei o que é uma emprasa com a imagem borrada diante do mercado e fornecedores,informo um agravante, fornecedor é um bichinho que nao sabe ficar calado, o que eles veem aqui eles contam la na frente rsrsrs... A missão mais dificl dentre todas é desmistificar o que de ruim de uma empresa passa para mercado.


    abraço.

    ResponderExcluir